Ir para o conteúdo

Líderes Florestais brasileiros buscam destraves em 1ª Assembleia Ordinária do Fórum Florestal em Brasília

Oziane Rodrigues – Assessoria FNBF

FNBFOs grandes avanços e os principais entraves do segmento florestal brasileiro, foram destacados durante a 1ª Assembleia Ordinária 2016 do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) no inicio de agosto na sede da instituição em Brasília- DF.

O encontro  contou reuniu  associados, entre eles o Sindicatos da Indústria Madeireira do Estado do ACRE –SINDUSMAD – com a presidente Adelaide de Fátima Gonsalves de Oliveira, que também é vice-presidente do FNBF, o Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo (Sindismap), com o presidente Rafik Hussein Saab,  Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte do Mato Grosso ( Sindinorte) presidente Claudinei Melo de Freitas e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Carrocerias de Madeiras (ABFCM) representada por Carlos Augusto Rodrigues entre outros.

O presidente do FNBF Geraldo Bento, e os parceiros do Fórum, WWF-Brasil- organização brasileira dedicada à conservação da natureza, com o especialista e analista sênior da instituição, Ricardo Russo e ainda Mário Cardoso, Especialista em Política e Indústria Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade – GEMAS da Confederação Nacional da Indústria – CNI também marcaram presença.

As boas vindas e abertura dos trabalhos foi conduzida pelo presidente Geraldo Bento e entre as pautas da assembleia, foram pontuadas a atuação do FNBF no triênio 2014-2017, frente aos entraves florestais.

Entre as ações, a vitória do segmento quanto o acato do Conama na variação de 10% nas medidas finais das cargas. Essa alteração, evita que cargas de madeira sejam presas por divergência de nomenclatura. Outra ação foi a retirada do limitador das chamadas “Madeiras Curtas”, um grande avanço para o setor florestal que deixava de aproveitar os restos de madeira, devido a oneração de impostos. Nesse aspecto o mercado florestal ganha um novo fôlego contra a crise econômica.

Sobre os novos entraves, o presidente pontuou as demandas que continuam inviabilizando a produção florestal, destacando atos para o combatê-los.

Diante da consistência da pauta, Geraldo avaliou positivamente a reunião.

“Foi coerente com os assuntos relevantes e produtiva. Trabalhamos pautados na legalidade e graças a Deus estamos mostrando isso para a sociedade. Entretanto, mesmo com vitórias, estamos ainda longe de conseguirmos destravar o seguimento como ele precisa. Mas cremos que com a parceria dos associados e os parceiros como a WWF-Brasil, CNI e com as Federações das Indústrias conseguiremos”, finaliza.

Ricardo Russo, parabenizou o FNBF – “Essa reunião mostrou resultados incríveis graças a união de um setor que não poupa esforços para manter ativo o manejo florestal sustentável. Sabemos da importância que essa atividade tem para a floresta e por isso somos parceiros do Fórum florestal”.

Mario Cardoso, por sua vez, lembrou da importância que o manejo florestal representa para o cumprimento das metas do Brasil para a Conferência do Clima em Paris – Cop 21. “O país pretende zerar o desmatamento ilegal até 2030, isso só será possível com a prática de manejo florestal, pois é a única atividade que colhe as árvores mais velhas obedecendo as legislações e com tudo não causa impactos negativos, mantendo a floresta produtiva”.

Para o associado Claudinei Melo Freitas, o Fórum exerce uma função fundamental em defesa da economia e do meio ambiente. “Trabalhamos com uma atividade ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa e mesmo assim sofremos entraves terríveis. Com o associativismo do FNBF, estamos conseguindo mudar o cenário. Ele tem sido fundamental para a não desistência de muitos empreendimentos florestais”, frisou.

Outras pautas

Entre as demais pautas o Fórum nomeou Valdinei Bento dos Santos, atual diretor executivo do Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de madeira do Estado de Mato Grosso) como superintende executivo, e já iniciará uma série de agendas entre os Estados no intuito de fortalecer as bases das associações.

O FNBF também manifestou apoio a ABFCM contra a Resolução Contran Nº 552/2015 no tocante as normas para a fabricação que ameaça pôr fim a atividade. Além disso, foi pontuado por Geraldo Bento, que novas chapas para a presidência sejam postas à apreciação, uma vez que seu mandato deve finalizar em fevereiro de 2017.

Com a justificativa de que “em time que está ganhando não se mexe”, Rafik Russein, agradeceu o trabalho prestado por Geraldo Bento e manifestou apoio caso o atual queira se reeleger. Entretanto, o presidente optou por dar oportunidade a novas chapas.

Sobre o assunto, Claudinei Melo Freitas colocou-se à disposição. “Coloco meu nome para nova chapa, não apenas como possível presidente, mas para contribuir no que for preciso”, enfatizou.

Já Adelaide Fátima, atual vice-presidente, também agradeceu o trabalho de Geraldo e se colocou à disposição para o próximo triênio. “ Agradeço o trabalho excepcional, o Geraldo foi quem de fato colocou o FNBF para andar e se essa for a decisão dele eu me coloco a disposição e tenho interesse em ser a próxima presidente”.

O FNBF, deverá se reunir novamente em novembro quando serão apresentadas as novas chapas e no fim de janeiro de 2017, para a entrega de mandato do atual presidente e a  posse do próximo.